segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Mitos sobre o Bullying

1- O bullying é uma simples provocação.
O bullying é muito mais do que uma simples provocação. Se muitos bullies se limitam à provocação, outros usam de violência, de intimidação e de outras tácticas.

2- Algumas pessoas merecem ser vítimas de bullying.
Ninguém merece ser vítima de bullying. A maior parte dos bullies provoca as pessoas que são “diferentes” de alguma forma. Ser diferente não é uma razão para ser vítima de bullying.

3- Só os rapazes são bullies.
Parece que a maior parte dos bullies são rapazes, mas as meninas também podem ser bullies.

4- As pessoas que se queixam dos bullies comportam-se como bebés.
As pessoas que se queixam dos bullies estão a reclamar o seu direito de não serem vítimas de bullying. Elas são mais maduras do que os bullies.

5- O bullying é normal na fase de crescimento.
Ser atormentado, provocado, intimidado, ameaçado, insultado, magoado e agredido não é normal. Se pensamos que é normal, estamos a dar “luz verde” para os bullies continuarem com o bullying.

6- Os bullies deixam-te em paz, se tu os ignorares.
Alguns bullies podem deixar em paz. Mas outros ficarão furiosos e continuarão a ter comportamentos de bullying contigo, até obterem uma reacção. É isso que eles pretendem.

7- Todos os bullies têm uma baixa auto-estima. É por isso que eles provocam as outras pessoas.
Alguns bullies têm uma elevada auto-estima. Eles sentem-se bem com a sua maneira de ser, e provocar as outras pessoas fá-los sentirem-se ainda melhor. A maior parte das vezes, o bullying não tem a ver com uma elevada ou baixa auto-estima. Tem a ver com ter poder sobre outras pessoas.

8- Dizer a um adulto que estás a ser vítima de bullying é fazer queixinhas.
É uma boa ideia falar com um adulto que tem possa ajudar a fazer alguma para acabar com o bullying. Também é uma boa ideia falar com um adulto sempre que vires alguém ser vítima de bullying.

9- A melhor forma de lidar com um bully é lutar ou retaliar mais tarde.
Se lutarmos com um bully, podemos sair magoado (e magoar alguém). Aliás, podemo-nos meter em sarilhos. Se tentarmo-nos ripostar mais tarde, estamos a agir da mesma forma que o bully. E o bully pode voltar a procurar-nos para se vingar. Em qualquer dos casos, isso só piora as coisas.

10- As pessoas que são vítimas de bullying podem sentir-se magoadas durante algum tempo, mas isso passa-lhes.
O bullying magoa durante muito tempo. Algumas crianças deixaram a escola por causa do bullying. Algumas poderão sentir-se tristes, desesperadas, assustadas e sem esperança que se suicidaram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Procuram sempre os mais novos,vulneráveis, mais pequenos, mais inteligentes,porque são cobardes e frustrados desde muito cedo e depois não têm educação em casa e não estão devidamente socializados como pessoas.

Deveria existir escolas apropriadas para educar os arruaceiros.Os outros miúdos não deviam estar obrigados a conviver com eles diariamente, nas escolas e a ser tristemente massacrados.